Mulheres guarda cancela do trem de ferro nos cruzamentos entre o trabalho e a vida familiar

Dia de trabalho, modalidades e conhecimento tácito (Argentina, primeira metade do século XX)

Autores

  • Solange Godoy Escuela Interdisciplinaria de Altos Estudios Sociales (EIDAES)- Universidad Nacional de San Martin (UNSAM)/ Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Técnicas (CONICET)

Palavras-chave:

Guarda cancela, Trem de ferro, Trabalhadoras, Famílias

Resumo

Este artigo analisa o caso das trabalhadoras que durante a primeira parte do século XX exerceram como guarda cancela do trem de ferro. Mais especificamente, ele visa examinar as características desta singular tarefa que faz um entrecruzamento tanto da vida familiar e da vida de trabalho, para isso observam-se os dia de trabalho, modalidades e conhecimento tácito implicados. Argumenta-se que, num contexto no qual o trabalho feminino era objeto de debate público e de proteção especial, o fato de as tarefas de guarda cancela serem realizadas nas proximidades da moradia familiar funcionou como uma habilitação para as mulheres nesse entorno masculino. Aliás, sustenta-se que, do ponto de vista dos funcionários do estado, foram construídos significados acerca desta tarefa, tornando-a uma atividade que não era nem excessiva nem cansativa, e que não requeria do trabalho noturno. Conforme o mostra a análise, esses significados afastavam-se da realidade que muitas vezes o trabalho nas passagens de nível descrevia. Além do mais, são identificadas e analisadas três modalidades sob as quais as mulheres participaram do trabalho de guarda cancela; isto é, casais guarda cancelas, mulheres sozinhas e ajuda familiar. Sob uma perspectiva biográfica, o artículo baseia-se na analise documentária de fontes escritas de variada origem (empresariais, governamentais e imprensa gráfica comercial) junto com testemunhas orais de descendentes das trabalhadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Godoy, Escuela Interdisciplinaria de Altos Estudios Sociales (EIDAES)- Universidad Nacional de San Martin (UNSAM)/ Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Técnicas (CONICET)

Becaria Doctoral CONICET. Profesora EIDAES-UNSAM

Referências

Agostini, L. (2021). La comunidad ferroviaria de Laguna Paiva frente a las politicas desarrollistas. Argentina, 1961, Secuencia (111), 1-30.

Ayuso, L. (2017), Red de escuelas técnicas de autogestión obrera. La Fraternidad, entre la politica y la pedagogia (1887-1927), Rosario: Prohistoria Ediciones.

Badaloni, L. (2011), "La familia ferroviaria a principios del siglo XX. Bienestar y lealtades de hierro en el Ferrocarril Central Argentino". En Dicósimo, D. y Simonassi, S. (comps.), Trabajadores y empresarios en la Argentina del siglo XX: indagaciones desde la historia social (143-57), Rosario: Prohistoria.

Badaloni, L. (2020), La salud de los trabajadores como escenario de conflicto y negocia-ción. La Sociedad de Socorros Mutuos del Ferrocarril Central Argentino en las pri-meras décadas del siglo XX, Revista de Estudios Maritimos y Sociales (17), 175-202.

Ballesteros Doncel, E. (2003), "La construcción del empleo ferroviario como una profe-sión masculina, 1857-1962". En Sarasúa, C. y Gálvez, L, (Eds.). ¿Privilegios o eficiencia?: Mujeres y Hombres en los mercados de trabajo (335-354), Alicante: Publicaciones de la Universidad.

Ballesteros Doncel, E. (2013), "Las mujeres en el ferrocarril. Acceso restringido" En Actas del XI Congreso Español de Sociologia, Madrid: Facultad de Ciencias Politicas y Sociologia (UCM).

Ballesteros Doncel, E. (2017), "Maquinistas de tren. RENFE, la gran empresa pública". En Ibáñez, M. (Dir.). Mujeres en mundos de hombres. La segregación ocupacional a través de estudio de casos, Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas.

Barrí¨re-Maurisson, M. (1999). La división familiar del trabajo: la doble vida, Buenos Aires: Lumen.

Bertaux, D. (2005). Los relatos de vida. Perspectiva etnosociológica, Barcelona: Bellaterra.

Bunge, A. (1918). Ferrocarriles Argentinos. Contribución al estudio del patrimonio nacional, Buenos Aires: de autor.

Burman, S. (2009). Women and Railroading, Trains Railroad History (16).

Canali, M. (2005). ¿Mujeres en el ferrocarril?, Revista de Historia Bonaerense (28).

Ciselli, G. (2002). Trabajo femenino en la industria petrolera de Chubut (1919-1962), Andes (13).

D’Uva, F. (2021). Los trabajos de mujeres y menores en los ferrocarriles de la Argentina a comienzos del siglo XX, Trashumante. Revista Americana de Historia Social (18),146-67.

Godoy, S. (2020). El conflicto de las camareras del ferrocarril Mitre: tensiones en el mundo del trabajo ferroviario en contextos de reestructuración y modernización (Argentina, 1962-1964), Revista Notas Históricas y Geográficas (24), 168-202.

Godoy, S. (2021). Mujeres para una empresa moderna: azafatas y empleadas del Centro de Cómputos en la empresa Ferrocarriles Argentinos (1969-1973), Revista Transporte y Territorio (24), 285-305.

Godoy, S. (2022). Una presencia (in)esperada. El trabajo de las mujeres en los ferrocarriles, Buenos Aires: Trenes Argentinos Capital Humano/ Ministerio de Transporte de la Nación.

Gordillo, M. (1988). El movimiento obrero ferroviario desde el interior del pais (1916-1922), Buenos Aires: Centro Editor de América Latina.

Hochschild, A. (1989). The second shift: working parents and the revolution at home, Nueva York: Viking.

Kollontay, A. (2016). Mujer y lucha de clases, Barcelona: El Viejo Topo.

Lobato, M. (2007). Historia de las trabajadoras en la Argentina (1869-1960), Buenos Aires: Edhasa.

Luzzi, M. y F. Neiburg (2009). "Prácticas económicas, derecho y afectividad en la obra de Viviana Zelizer". En Zelizer, V., La negociación de la intimidad, Buenos Aires: FCE.

Masi de Casanova, E. (2019a). Dust and Dignity. Domestic Employment in Contempo-rary Ecuador, Ithaca-London: Cornell University Press.

Masi de Casanova, E. (2019b). "Una sola jornada": Reflexiones en torno al trabajo doméstico". Núcleo de Estudios sobre Intimidades, Politica y Sociedad (EIDA-ES/UNSAM), Buenos Aires.

Meccia, E. (2020). Biografias y sociedad. Métodos y perspectivas, Santa Fe/Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ediciones UNL/EUDEBA.

Nari, M. (2004). Politicas de maternidad y maternalismo politico. Buenos Aires (1890-1940), Buenos Aires: Biblos.

Nausia Pimoulier, A. (2022). Ni casadas ni sepultadas. Las viudas: una historia de resistencia femenina, Navarra: Txalaparta.

Palermo, S. (2015). La racionalización del trabajo en la Argentina de principios del siglo XX: el caso de los Ferrocarriles del Estado, H-Industria (19).

Palermo, S. (2020). "Expectativas y desengaños: la carrera laboral en los ferrocarriles argentinos de comienzos del siglo XX". En Queirolo, G. y Zárate Campos, M. S. (Comps.). Camino al ejercicio profesional. Trabajo y género en Argentina y Chile (Siglos XIX y XX), Santiago de Chile: Ediciones Universidad Alberto Hurtado.

Pateman, C. (1996). "Criticas feministas a la dicotomia público/ privado". En Castells, C. (Comp.). Perspectivas feministas en teoria politica (31-52), Barcelona: Paidós Ibérica.

Queirolo, G. (2020). Mujeres que trabajan. Labores femeninas, Estado y sindicatos (Buenos Aires, 1910-1960), Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Grupo Editor Universitario.

Roldán de Lamberti, C. (2003). Un sol en la ventana. Historias de vida: 1997/2002, Sunchales: de autor.

Roldán, M. (2003). "Sociedades de la información", nueva división internacional del trabajo, asimetrias de género y desarrollo en el marco de la mundialización. Reflexio-nes sobre el caso argentino (1990s-2000s), La Aljaba (VIII), 51-87.

Salerno, E. (2005). "Trayectorias tecno-burocráticas en la Administración General de los Ferrocarriles del Estado (AGFE) a través de las publicaciones periódicas, 1910-1948", en Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia, Rosario: Escuela de Historia de la Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional del Rosario. Departamento de Historia de la Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Nacional del Litoral.

Sanchez, M. (2018). Los comunistas en la Unión Ferroviaria. 1955-1968, Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Biblos.

Starustka, K. (2013). Inequality on the rails: a qualitative study of women’s experiences in the railroad industry,Texas State University.

Suriano, J. (1999). "Estado y conflicto social: el caso de la huelga de los maquinistas ferroviarios de 1912". En Lucita, E. (Comp.). La patria en el riel. Un siglo de lucha de los trabajadores ferroviarios (93-120), Buenos Aires: Ediciones del Pensamiento Nacional.

Wojtczak, H. (2005). Railway women. Exploitation. Betrayal and Triumph in the Workplace, Padstow: The Hastings Press.

Zelizer, V. (2009). La negociación de la intimidad, Buenos Aires: Fondo de Cultura Econó-mica.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Godoy, S. (2023). Mulheres guarda cancela do trem de ferro nos cruzamentos entre o trabalho e a vida familiar: Dia de trabalho, modalidades e conhecimento tácito (Argentina, primeira metade do século XX). Revista Latinoamericana De Antropologia Del Trabajo, 7(15). Recuperado de https://ojs.ceil-conicet.gov.ar/index.php/lat/article/view/1014

ARK

Share |